7 de setembro de 2010

Orgânicos - Um Compromisso com o Planeta!

.
Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Deste modo, para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras) para que o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, possa ofertar ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta como um todo.
.

O que é alimento orgânico?
É o alimento cultivado com o cuidado de ajudar a preservar a saúde do consumidor, do agricultor e o equilíbrio do meio ambiente. Por isso ele não recebe nenhum tipo de substância tóxica (como inseticidas, fungicidas e outros), e também são cultivados com a preocupação de preservar o meio ambiente (solo, água, animais, etc) e com responsabilidade social (sem uso de mão-de-obra escrava ou infantil, e com uma preocupação especial para trazer qualidade de vida aos trabalhadores).

Será que os alimentos orgânicos são mais saudáveis mesmo?
Pouco se fala sobre o quanto os agrotóxicos que estão nos alimentos convencionais podem fazer mal à saúde, não só dos consumidores, mas também dos agricultores.
Pra se ter uma idéia do quanto esse assunto é sério, o excesso de agrotóxicos acumulados no nosso organismo ao longo dos anos pode aumentar o risco de problemas como: câncer (no pulmão, intestino, mama, fígado, pâncreas e de próstata), infertilidade, mal de Parkinson e outros.
Outro dado importante é sobre o que acontece no Brasil. Hoje, ocupamos o 4º lugar entre os países que mais utilizam agrotóxicos em todo o mundo. E o pior é que várias dessas substâncias entram em nosso país sem a comprovação de serem seguras à nossa saúde.
Mas não é só por não terem agrotóxicos que os orgânicos são mais nutritivos. Veja só o que os últimos estudos têm mostrado:

- os alimentos orgânicos têm naturalmente mais nutrientes. Há quem diga que eles podem concentrar até 25% mais vitaminas e minerais, por exemplo, quando comparados com os convencionais;
- um estudo com crianças que receberam um cardápio totalmente orgânico durante 5 dias mostrou que no final desse período elas tinham níveis bem menores de toxinas no corpo do que apresentaram no começo.

E quando o assunto é criança, é importante reforçar que elas estão muito sujeitas a problemas de saúde por causa de substâncias químicas como essas, principalmente quando a mãe consome muitos alimentos com agrotóxicos na gestação e na amamentação. Daí vem a necessidade de todo o cuidado com a alimentação, sempre.


Não basta ser orgânico: tem que ser natural e integral
Ser orgânico nem sempre significa ser saudável de verdade. Hoje existem no mercado produtos que não recebem agrotóxicos durante o cultivo, mas em compensação, depois de colhidos, são tão processados (refinados) que passam longe de ser nutritivos. Em outras palavras, eles deixam de ser integrais (perdem boa parte das vitaminas, fibras e minerais) e só mantêm o título de “orgânicos”. Na prática, isso não representa muitas vantagens do ponto de vista nutricional. Por isso, preste muita atenção aos rótulos dos alimentos: prefira os que são, além de orgânicos, naturais e integrais, sem aditivos artificiais.

Fonte: Planeta Orgânico
.
.

Nenhum comentário: